Notícias

você está em: home > Notícias

9 de Outubro de 2023 às 10:09

Sinergia-MS lança campanha salarial dos trabalhadores da Energisa-MS

Com o mote “Condições dignas no presente, energia para o futuro!”, o Sinergia-MS lançou na manhã desta segunda-feira, dia 9 de outubro, a Campanha Salarial da Energisa-MS 2023, no Centro Operacional da empresa, em Campo Grande.

Durante a ação, os dirigentes sindicais abordaram os trabalhadores e entregaram um informativo com as principais bandeiras: Ganho Real, Nenhum direito a menos e Saúde para os trabalhadores. 

 

O presidente do Sinergia-MS, Francisco Ferreira, destacou que os desafios da campanha deste ano são ganho real e manutenção dos direitos que estão no Acordo Coletivo de Trabalho.

“O nosso desafio é, primeiramente, manter todas cláusulas que estão no nosso acordo coletivo e que a empresa tem buscado alguns artifícios, que estão fora do ACT e da CLT, para retirar direitos, como aconteceu com o vale-alimentação das pessoas que vão se afastar por doença. Também vamos buscar pelo ganho real, já que a empresa está aqui há mais de nove anos e com lucros exorbitantes a cada ano, mas não repassa isso de forma salarial para os trabalhadores”, disse. 

De acordo com Francisco, o lucro e o crescimento que a empresa desfruta são fruto do empenho, dedicação e competência dos trabalhadores. “Por isso, reivindicamos que os lucros e sucessos da empresa sejam distribuídos de maneira justa entre aqueles que contribuíram para alcançá-los”. 

Em 2022, o lucro da da Energisa em Mato Grosso do Sul foi de R$ 556,8 milhões.

A diretora do sindicato, Alicéia Araújo, lembrou que, desde que assumiu a concessionária, há 9 anos, a Energisa se nega a conceder ganho real e ampliar o pacote de benefícios, e ainda tenta retirar direitos já conquistados, como dos trabalhadores afastados por doença. 

“Atacar o trabalhador doente no momento em que ele está mais vulnerável e fragilizado, com a retirada do ticket/vale alimentação, compromete não apenas a saúde e recuperação do trabalhador em questão, mas também cria um ambiente de trabalho onde o medo e a insegurança prevalecem. Isto é especialmente perturbador quando compreendemos que a saúde e o bem-estar deveriam ser priorizados para garantir  um local de trabalho onde cada um possa contribuir da melhor forma possível”, comentou Aliceia. 

Leia mais: Sinergia-MS repudia decisão da Energisa em retirar auxílios refeição e alimentação dos afastados pelo INSS

Participação dos trabalhadores

De acordo com o presidente do Sinergia-MS, diante dos ataques aos direitos dos trabalhadores, como a retirada do ticket/vale alimentação dos afastados por doenças, a participação dos eletricitários em todas as ações da campanha salarial é um fator determinante, principalmente, das assembleias. 

“É um momento crucial para que a categoria venha junto com Sinergia. O sindicato não é somente a diretoria, mas todos os trabalhadores da Energisa de Mato Grosso do Sul. Somente através da nossa união e força coletiva poderemos assegurar um ACT que reflita verdadeiramente nossas necessidades e contribua para um ambiente de trabalho mais justo, seguro e próspero para todos. Por isso, já convoco todos para a assembleia para aprovação da pauta de reivindicação, que será realizada hoje, às 18h30 ”, destacou Francisco Ferreira. 

Interior do Estado

A Campanha Salarial da Energisa-MS 2023 também foi lançada, simultaneamente, nas cidades de Dourados, Ponta Porã, Naviraí, Nova Andradina, Corumbá, Aquidauana, Coxim, Jardim e Paranaíba.

 

 

Pauta de reivindicações

A pauta de reivindicação para Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2024 será discutida e aprovada durante assembleia desta segunda-feira, dia 09 de outubro, às 18h30. 

A assembleia será online pelo aplicativo Zoom, com os eletricitários da capital e do interior que atuam na Energisa-MS. Para participar da assembleia e votar, os eletricitários deverão fazer a inscrição. Clique aqui para mais informações.

A data base dos trabalhadores da Energisa-MS é 1º de novembro. 

Leia mais: Sindicato convoca trabalhadores da Energisa para deliberar pauta de reivindicações

Por: Assessoria de Comunicação Sinergia-MS

Galeria de Fotos



Copyright 2016 - Sinergia - MS- Todos Direitos Reservados

volta ao topo