Notícias

você está em: home > Notícias

21 de Dezembro de 2023 às 08:00

Trabalhadores da Energisa-MS aprovam proposta da PLR 2023

Em assembleia na noite desta quarta-feira, dia 20 de dezembro, os trabalhadores da Energisa-MS deliberaram sobre a proposta da PLR 2023 (a ser paga em 2024). Na votação, 78% dos participantes aprovaram, 18% reprovaram e 4% se abstiveram.

A proposta aprovada pela categoria é resultado de dez reuniões de negociação que foram realizadas com a empresa. Segundo o diretor do sindicato e integrante da mesa de negociação da PLR, Gilson Pereira, o modelo de 2023 continua o mesmo, sendo a única diferença a retirada do indicador de horas extras. 

“No nosso modelo temos sete indicadores. Na negociação, a Energisa-MS é intransigente nos valores das metas, mas conseguimos mudança nos pesos. Temos um histórico da PLR e sabemos quais indicadores temos a chanche de atingir, assim, os pesos menores são onde temos dificuldade”, destacou Gilson. 

Os indicadores da PLR são EBITDA, OPEX, DEC, FEC, Inadimplência, PCLD e Perdas Totais.


A economista do Dieese, Andreia Ferreira, apresentou os dados financeiros da empresa, que impactarão a PLR. Se comparado os nove primeiros meses de 2023 com 2022, houve uma queda no lucro líquido de 13%, de R$ 371 milhões em 2022 para R$ 322 milhões em 2023.

“No entanto, se analisarmos os números do terceiro trimestre de 2023, houve um aumento de 14% se comparado com o mesmo período de 2022. Quanto aos dados financeiros, também houve aumento de 10% na receita nos nove primeiros meses deste ano. Isso pode ser impacto do aumento da tarifa este ano, de 9,23%, da onda de calor no país, que fez o consumo, principalmente, da classe residencial aumentar, e do programa do governo Desenrola Brasil, o que tem contribuido para a taxa de inadimplência. E todos esses números são componentes do lucro”, disse a economista.


Com a aprovação da proposta, o Sinergia-MS vai dar prosseguimento ao trâmite para a assinatura do acordo, sendo que o pagamento da PLR deve ser feito até 15 de maio de 2024.

Assembleia do Acordo Coletivo

O presidente do Sinergia-MS, Francisco Ferreira, aproveitou para convocar os trabalhadores da Energisa-MS para mais uma assembleia sobre o Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2024. A empresa apresentou uma nova proposta, que vai ser apresentada e apreciada pela categoria

A assembleia será na próxima terça-feira, dia 26 de dezembro, às 18h30, de forma virtual, pela plataforma Zoom. 

Lembrando que, para participar e votar na assembleia, é necessário fazer a inscrição prévia. O link de acesso será enviado, posteriormente, para o e-mail cadastrado.

Clique aqui e inscreva-se.

“Como é de conhecimento de todos, esta campanha está sendo uma das mais difíceis de negociar com a empresa. Está sendo uma das maiores batalhas com o grupo Energisa em Mato Grosso do Sul. Por isso, precisamos de todos na assembleia para deliberar a nova proposta”, disse o presidente Francisco Ferreira. 

A mesa de negociação do ACT e da PLR é formada pelos dirigentes sindicais Francisco Ferreira, Gilson Pereira, Breno Mourão, Aliceia Araujo, Elvio Vargas, Valentim Delfino, Antônio Carlos Rodrigues Camuci e Roberto Schneidewind Junior e a economista do Dieese Andreia Ferreira.



Copyright 2016 - Sinergia - MS- Todos Direitos Reservados

volta ao topo