Notícias

você está em: home > Notícias

12 de Setembro de 2018 às 10:27

Trabalhadores aprovam pré-pauta do ACT 2018/2019 da Energisa

A pré-pauta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2018/2019 dos eletricitários da Energisa-MS foi aprovada por unanimidade pela categoria. A votação ocorreu nesta terça-feira (11), no Clube dos Eletricitários, em Campo Grande. A assembleia foi conduzida pela presidente do Sinergia-MS, Elizete de Almeida, e os diretores Elvio Vargas e Breno Mourão.

A aprovação da proposta marca o início da Campanha Salarial 2018/2019. “Nossa pré-pauta contempla a manutenção dos nossos direitos do acordo anterior e a questão do ganho real de 3%, nós buscamos um aumento real há muito tempo. E ainda tem outro ponto fundamental que é a transparência no plano de cargos e salários que a Energisa implantou”, explicou a presidente do Sinergia-MS.

 

A pré-pauta deve ser entregue à concessionária de energia na próxima semana. O diretor Elvio Vargas lembrou que o sindicato está atento à reforma trabalhista, que entrou em vigor em novembro do ano passado. Uma das ameaças da nova legislação é o fim da ultratividade. Antes, os direitos do acordo coletivo anterior eram válidos até a assinatura de um novo ACT, agora, esse benefício não existe mais. Por isso, a negociação deve terminar antes da data-base, que é em 1º de novembro.

“A empresa já se utilizou da reforma quando deixou de fazer rescisão no sindicato ou quando contratou trabalhadores de forma temporária. Para não ter problema em relação à ultratividade, estamos iniciando a campanha mais cedo. Mas se a empresa demorar nas negociações e a gente não conseguir aprovar antes dessa data, vamos estar preparados para fazer qualquer tipo de movimento, caso ela queira tirar qualquer benefício do trabalhador”, avaliou Elvio Vargas.

O diretor ainda ressaltou que a garantia dos direitos depende da participação dos trabalhadores. “Com a reforma trabalhista, o sindicato passou a ter um papel ainda mais importante porque a reforma trouxe o negociado sobre o legislado, ou seja, existe o risco de diminuir benefícios. O que pode impedir isso é a luta do sindicato junto com a categoria”.

Confira abaixo as reivindicações:

RESUMO DA PRÉ-PAUTA DO ACT 

    • - Manutenção de todas as cláusulas do ACT 2017/2018;
    • - Manutenção da data base em 1º de novembro;
    • - Piso salarial de R$ 1.500,00;
    • - Reajuste salarial INPC + 3% de ganho real;
    • - Reajuste em todas as cláusulas econômicas;
    • - 10% de reajuste nos tickets;
    • - Horas extras:
    •     50 % em dias normais (segunda a sexta);
    •     75% aos sábados;
    •     100 % descanso semanal remunerado, domingos e feriados;
    •     Pagamento de horas extras para realização de cursos, quando convocado pela empresa, fora do horário de expediente;
    • -Adicional de Linha Viva – 20%;
    • - Dupla função – Adicional de 20% para os empregados que dirigem veículos especiais;
    • - Reajuste na hospedagem e alimentação;
    • - PCS:
    •     Divulgação dos critérios para evolução na carreira;
    •     Em que faixa salarial o empregado está no cargo (80% a 120%); 
    •     Empresas de referência utilizadas na comparação de mercado;
    •     Plano de desenvolvimento de carreira.
    •  - Abono de ausência de 3 dias para assuntos particulares;
    •  - Garantia de emprego aos portadores de doenças profissionais e acidentados do trabalho.

 

PLR

Durante a assembleia, os trabalhadores também aprovaram o Acordo de PLR 2018, a ser paga em 2019, pela Energisa-MS. Os dirigentes sindicais começaram a negociar com a empresa em maio e, após várias rodadas de negociação, conseguiram mudanças que vão beneficiar o trabalhador.

“Assim como no ano passado, nós colocamos pesos maiores naqueles indicadores que são atingidos mais facilmente. E aqueles indicadores que o eletricitário tem maior dificuldade para atingir ficaram com peso menor”, explicou o diretor do sindicato, Breno Mourão.

 

Outras alterações foram a retirada do indicador “Compensações” no cálculo de metas e das Horas Extras feitas em função da mudança de Sistema; implantação de uma nova Fórmula para Cálculo de PLR dos Gerentes; e mudança da data de pagamento da PRL, que será 10 de maio de 2019, em função do Sistema. A proposta apresentada pela empresa era 31 de maio.

O modelo de PLR já havia sido alterado no ano passado para deixar o pagamento mais equilibrado para todos os trabalhadores. Quem ganha menos passou a receber um valor melhor, o que reduziu a desigualdade em relação àqueles que tem salários maiores.

Demais pautas

Os eletricitários também aprovaram a parceria do Sinergia-MS e o Grêmio de Dourados. O clube pertence aos trabalhadores e agora terá o apoio do sindicato para investimentos que vão melhorar a estrutura e a segurança do local.

Outra pauta aprovada pelos trabalhadores foi a Alteração Estatutária para ampliação da base, que vai oficializar, por exemplo, a inclusão de representantes da State Grid e da MS Gás na composição do sindicato.

Interior

Além de Campo Grande, as assembleias para aprovação de todas essas pautas também foram realizadas nos municípios de Coxim, Jardim, Paranaíba, Ponta Porã, Nova Andradina e Naviraí. Nas cidades de Aquidauana e Corumbá, as assembleias serão nesta quinta-feira (dia 13), às 8h e às 17h, respectivamente. 

Na segunda-feira (10), os trabalhadores de Dourados aprovaram as pautas em assembleia conduzida pelos diretores Antônio Carlos Rodrigues Camuci, Elvio Vargas e Breno Mourão.

Por: Adriana Queiroz/Assessoria de Comunicação do Sinergia
Fotos: Reginaldo de Oliveira/Martins e Santos Comunicação

Galeria de Fotos



Copyright 2016 - Sinergia - MS- Todos Direitos Reservados

volta ao topo