Notícias

você está em: home > Notícias

1 de Novembro de 2023 às 10:34

Roda de conversa aborda importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de próstata

Na noite dessa terça-feira, dia 31 de outubro, o Sinergia-MS e o Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região realizaram uma roda de conversa sobre o câncer de mama e de próstata. A ação faz parte das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul.

“É de suma importância que os homens e as mulheres tenham consciência de cuidar da sua saúde. A prevenção precisa estar em primeiro lugar, por isso, estamos aqui para alertar todos os trabalhadores”, disse o presidente do Sinergia-MS, Francisco Ferreira. 

“A informação precisa ser massificada. A questão da prevenção, se existe a possibilidade de prevenir, a gente precisa levar essa conscientização para todos os trabalhadores , porque o sofrimento é intenso. A medicina avançou, a ciência avançou, mas o que precisa avançar é o auto cuidado. As pessoas precisar tirar um tempo na sua agenda para cuidar da saúde”, reforçou a diretora do sindicato, Aliceia Araújo.

 

Também estavam representando o Sinergia-MS no evento, os diretores Elinei da Silva Campos e Elvio Vargas. 

Superação

Durante o evento, três pessoas que venceram o câncer deram depoimentos emocionantes, tornando a ocasião especial e cheia de inspiração.

"O nódulo era menor que um grão de arroz. Precisei passar por pulsão, cirurgia de retirada do tumor, sessões de radioterapia (IMRT) e de quimioterapia. Mas, graças a um diagnóstico no início da doença, estou aqui para dar meu relato dois anos depois e alertar as demais mulheres para se atentarem a este perigo e façam o exame regularmente", comentou a bancária Elisabete Araújo Neves, que foi diagnosticada com câncer de mama em plena pandemia. 

 

"Quando recebi o diagnóstico do câncer de mama parecia que o chão se abriu, fiquei triste, chorei, mas, a partir disso, as portas se abriram e encontrei anjos que me ajudaram. Fui diagnosticada em novembro de 2020 e, em janeiro, já estava sendo operada pelo SUS. Como estava bem no início da doença, isso foi o que salvou a minha vida", relatou a contadora Eunice Nascimento.

"Sempre fiz regularmente o exame do PSA, mas essa doença é silenciosa e, quando diagnosticada (em janeiro deste ano), estava em estágio 4. Por passar por uma cirurgia considerada de sucesso, não precisei fazer sessões de radioterapia ou quimioterapia. E estou aqui para contar meu relato para alertar os demais homens. Nós homens somos muito desprevenidos em relação à doença e acreditei que seria interessante salientar isso para os demais, para alertá-los quanto ao cuidado com a sua saúde", disse o engenheiro civil aposentado José Aluízio Machado, que fez, pela primeira vez, um depoimento em público sobre a superação do câncer de próstata. 

Prevenção

A biomédica Dr. Bruna Hoff, do Laboratório Sabin, fez também uma explanação sobre a prevenção dos cânceres que mais atingem mulheres e homens: de mama e de próstata, respectivamente.

Para o Brasil, foram estimados, em 2023, 73 mil casos novos de câncer de mama e 62 mil de câncer de próstata. O câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Segundo a biomédica, o diagnóstico precoce, com o tratamento adequado, pode aumentar as chances de cura em até 90%. 

"Por isso, no caso das mulheres, o primeiro passo é se conhecer, conhecer seu corpo, e fazer o autoexame da mama durante o banho, para tentar perceber algum nódulo. Para quem passou dos 40-45 anos, o exame importantíssimo é o da mamografia, que deve ser feito anualmente, conforme preconiza o Ministério da Saúde. No caso dos homens, o principal exame é o PSA, que é de sangue e  pode ser solicitado por qualquer médico, não precisa ser somente o urologista", disse. 

A biomédica relatou ainda que os principais fatores de risco das duas doenças são bebida alcoólica, tabagismo, sedentarismo e obesidade. No caso do câncer de próstata, o risco aumenta com o avançar da idade. "Hábitos saudáveis podem ajudar a reduzir os riscos, mas o principal é ir regularmente ao médico e fazer os exames  todos os anos". 

Confraternização

Após os depoimentos e informações sobre a prevenção, houve sorteio de brindes, como caixa térmica, copo térmico, caneca, guarda chuva, boné, cesta de chocolate, entre outros.

Também teve um coffee break proporcionando um momento de convívio entre os participantes.

 

Galeria de Fotos



Copyright 2016 - Sinergia - MS- Todos Direitos Reservados

volta ao topo