Notícias

você está em: home > Notícias

14 de Abril de 2021 às 17:51

Eletricitários podem pressionar parlamentares em defesa da Eletrobras pública

Os eletricitários e a população em geral podem utilizar o site “Na Pressão” para pressionar os parlamentares a defenderem a Eletrobras pública. A empresa foi incluída no Programa Nacional de Desestatização (PND) em decreto publicado pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 9 de abril.

De acordo com informações da Agência Brasil, com a inclusão da Eletrobras no PND, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) iniciará estudos técnicos para a estruturação do processo de capitalização. Entretanto, essas medidas perderão efeito caso o Congresso Nacional não aprove a Medida Provisória (MP) nº 1.031/21, que trata sobre a desestatização da empresa.

O prazo do Congresso para apreciação da MP 1031 vence em 23 de abril e caso não seja votada ela caduca, ou seja, perde a validade. Daí a importância dos que defendem o direito à energia a todos os brasileiros e um país soberano pressionar os senadores e deputados para que a MP não seja votada.

Por meio da plataforma “Na Pressão”, é possível entrar em contato direto com os parlamentares, enviando mensagens por e-mail, WhatsApp e redes sociais para dar o seu recado: “NÃO DEIXE QUE A ELETROBRAS SEJA PRIVATIZADA. SALVE A ENERGIA!”.

Clique aqui para acessar a ferramenta “Na Pressão”.

Patrimônio nacional

A Eletrobras é a empresa responsável por um terço da energia consumida no Brasil e é fundamental para a soberania nacional e segurança energética.

Privatizar a Eletrobras é entregar nossa energia e a gestão dos rios nas mãos de empresas estrangeiras, preocupadas apenas em lucrar com a energia em detrimento de uma boa prestação de serviço.

A venda implicará em uma série de prejuízos para o país e à população, como o aumento da conta de luz e o constante risco de apagões. De acordo com estudos recentes realizados pela FIESP e ANEEL, a conta de luz sofrerá aumento de quase 20%.

Abaixo-assinado

Os eletricitários também podem participar do abaixo-assinado contra a Privatização da Eletrobras, basta clicar aqui.

A Eletrobras é uma empresa estatal lucrativa que opera 48 usinas hidrelétricas (cerca de metade dos reservatórios do país), 12 usinas térmicas, 2 termonucleares, 62 usinas eólicas, e 1 usina solar – somando 30% da capacidade instalada total. Também opera metade das linhas de transmissão – são 71 mil quilômetros, o equivalente a uma volta e meia no planeta terra.

Fonte: FNU e Agência Brasil



Copyright 2016 - Sinergia - MS- Todos Direitos Reservados

volta ao topo