Notícias

você está em: home > Notícias

4 de Outubro de 2022 às 08:28

Eletricitários aprovam pauta do ACT 2022/2023 da Energisa-MS

Em assembleia virtual realizada pelo Sinergia-MS nesta segunda-feira, dia 3, os trabalhadores da Energisa-MS aprovaram a pauta do Acordo Coletivo de Trabalho 2022/2023. A votação aconteceu pelo aplicativo Zoom e teve aprovação de 87% dos participantes.

“Essa votação é importante porque é o start da Campanha Salarial. Optamos por ser virtual para atingir um número maior de eletricitários, com a participação simultânea da capital e do interior. Essa assembleia é também uma forma do trabalhador conhecer mais o acordo coletivo, sabendo o que nós temos de direitos e o que nós vamos reivindicar”, relatou Elvio Vargas, presidente do Sinergia-MS.

Durante a assembleia, os trabalhadores esclareceram dúvidas sobre o acordo coletivo e apresentaram sugestões de temas para serem incluídos na pauta. A pauta de reivindicações foi construída a partir da pesquisa realizada com a categoria e a oficina de planejamento para a Campanha Salarial.

O ganho real está entre as principais reivindicações da categoria. “Desde quando o Grupo Energisa assumiu a concessionária, em 2014, os trabalhadores não têm ganho real, e nós queremos acabar com essa prática até porque todo ano a empresa bate recorde de lucro”, explica Elvio Vargas.

No primeiro semestre de 2022, o lucro líquido da empresa totalizou R$ 327,7 milhões, aumento de 26,6% ante o lucro de R$ 259 milhões registrado no primeiro semestre de 2021.

Outra reinvindicação é o fim do assédio moral e a criação de programas de prevenção a essa prática. “É um retrocesso, estamos recebendo muitas denúncias de assédio moral. Já tivemos uma reunião com a empresa sobre o assunto e queremos garantir essa proteção no acordo coletivo. Essa é uma reivindicação antiga do sindicato que agora é reforçada diante das situações que a categoria tem enfrentado”, afirma a diretora do sindicato, Aliceia Araujo.  

Resumo da Pauta do ACT 

- Manutenção de todas as cláusulas do ACT 2021/2022;

- Ganho real (reajuste do salário e demais cláusulas econômicas pelo INPC + 1,5% de aumento real);

- Implementação de políticas contra assédio moral e sexual;

- Reajuste diferenciado com ganho real nos auxílios alimentação, refeição e extraordinário de final de ano (INPC + ganho real);

- Transporte para todos os trabalhadores (Centro Operacional, Almoxarifado, SE Miguel Couto, SE Cuiabá e na cidade de Dourados);

A pauta do ACT será protocolada na Energisa/MS até a próxima quarta-feira, dia 5 de outubro. A data-base da categoria é 1º de novembro.

A assembleia foi conduzida pelos integrantes da mesa de negociação: o presidente do sindicato, Elvio Vargas, e os diretores Aliceia Araújo, Breno Mourão, Gilson Pereira, Valentim Delfino, Antônio Carlos Rodrigues Camuci e Roberto Schneidewind Junior, além da economista do Dieese, Andreia Ferreira, que assessora o sindicato nas negociações.

Por: Adriana Queiroz/Assessoria de Comunicação do Sinergia-MS



Copyright 2016 - Sinergia - MS- Todos Direitos Reservados

volta ao topo