Notícias

você está em: home > Notícias

26 de Setembro de 2022 às 07:00

Diretores do Sinergia-MS definem estratégias para campanha salarial da Energisa-MS

Nesta sexta-feira, dia 23 de setembro, os diretores do Sinergia-MS da capital e do interior do Estado participaram do segundo dia da oficina de planejamento para a Campanha Salarial da Energisa 2022/2023. Os trabalhos foram coordenados pelas economistas e técnicas do Dieese, Renata Belzunces e Andreia Ferreira. 

Durante todo o dia, os dirigentes discutiram aspectos positivos e negativos que interferem nas negociações salariais, avaliação das campanhas anteriores, resultados da pesquisa feita com os eletricitários da concessionária e formas de melhorar a comunicação e as mobilizações com a categoria.

“O objetivo é a gente organizar um sindicato para atuar na representação adequada e fortalecida dos trabalhadores. Esse momento que é tão importante e estratégico, que é a campanha salarial, numa conjuntura muito desafiadora, em que o país vive muitas incertezas com relação ao seu futuro e em que boa parte daquilo que os trabalhadores construíram ao longo de décadas está sendo colocado à prova, nesse mesmo momento de instabilidade e indefinição política”, ressaltou a economista e técnica do Dieese, Renata Belzunces.

 

A diretora do Sinergia-MS, Alicéia Araújo, fez a apresentação da pesquisa realizada com os trabalhadores da Energisa-MS, que tratou de temas, como: reivindicações da categoria, prioridades para as negociações do ACT 2022/2023, razões de trabalhar na empresa, treinamentos, normas de segurança, saúde, avaliação quanto à atuação do sindicato, entre outros. 

 

A maioria dos trabalhadores que responderam ao questionário têm entre 26 e 35 anos (46,67%) e são sindicalizados (89,02%). Quanto à avaliação sobre a atuação do sindicato, quase 99% responderam como bom e ótimo; e sobre a última campanha salarial, quase 79% classificaram também como bom e ótimo. Os principais anseios dos trabalhadores para o ACT 2022/2023, que apareceram na pesquisa, são reajuste salarial, ganho real e manutenção e ampliação dos direitos.

Por fim, os diretores do Sinergia-MS definiram as estratégias, as bandeiras e o mote da Campanha Salarial 2022/2023 da Energisa-MS. As datas do lançamento oficial da campanha e da assembleia para definição da pauta de reivindicações serão definidas e informadas nos próximos dias para a categoria.

 

O presidente do Sinergia-MS, Elvio Vargas, avaliou positivamente os debates da oficina. “Eu acho que a oficina superou a expectativa, mostrou que nós estamos bem unificados, e isso dá força para a luta que nós vamos ter pela frente. E foi uma surpresa também os novos diretores que chegaram com bastante gás, com bastante ideia, e isso acabou também nos motivando. Então, nós saímos da oficina muito mais fortalecidos para a luta”, destacou o presidente do sindicato, Elvio Vargas.

Entre os novos integrantes da diretoria eleita em julho e que participaram da oficina, estão: Eriques Maciel, em Coxim, Marcos Moreira de Andrade, de Nova Andradina, e Jefferson Roberto da Silva Chiriato Pinto, do COI/COD.


Leia mais: Sinergia-MS inicia oficina de planejamento para Campanha Salarial da Energisa

Por: Assessoria de Comunicação do Sinergia-MS

Galeria de Fotos



Copyright 2016 - Sinergia - MS- Todos Direitos Reservados

volta ao topo